domingo, 1 de agosto de 2010

AQUELA FIGURINHA DA FARRA DO BOI


Stela Maris é uma das figurinhas que conheço desde o útero. Não o dela... eu no útero da minha mãe e ela no útero da mãe dela. Mas esta história aconteceu bem depois de já termos saído dos nossos úteros, no mesmo ano em que o real substituia a moeda vigente, e que já estavamos bem grandinhos.

Pois bem... neste ano Stela estava morando em Porto Belo, uma cidade no litoral catarinense, onde fui passar umas férias e fiquei um bom tempo. E no meu primeiro ano naquela paradisíaca cidade, Euclides, o marido dela, me convidou pra ver como funcionava a "Farra do Boi", aquele esporte catarinense onde alguns covardes irritam um boi magro pra que este saia correndo atrás deles num cercado chamado de "mangueirão". Isso acontece à noite, geralmente. .Gostaria de ver estes mesmos caras nas ruas de Pamplona, durante a festa de San Fermin.

Contam as más línguas que teve um ano em que o boi fugiu do "mangueirão" mas não correu atrás do povo, atravessou o baixio nadando e foi parar na Ilha de Porto Belo. Provavelmente fizeram um churrasco do pobre boi na ilha... não teve jeito de fazer o bicho entrar numa "batera" ou fazê-lo nadar de volta.


Voltando...


Euclides era um cara popular em Porto Belo, simpaticão, conhecia todo mundo, parecia um local. Até chegarmos ao mangueirão paramos diversas vezes pra que me apresentasse aos seus amigos ou cumprimentar algum nativo. Ao mesmo tempo em que Stela e sua filha saissem da sorveteria e nos encontrasse numa esquina de Porto Belo conversando com duas colegas de serviço de Euclides. Se é que trocar meia duzia de palavras pode se chmar de conversa. Quando ouvimos as palavras gritadas a uns cinco metros de distância:


"- Mas voces vão ver a Farra do Boi ou vão fazer farra com as vacas?"


Apesar da falta de iluminação consegui ver o vermelhão na cara de Euclides, sua voz murmurar umas desculpas às duas meninas. E seguir em silêncio e de cabeça baixa em direção ao "mangueirão"


"- A Stela é foda!"


2 comentários:

  1. Hahahahahahahahahaha
    Eu acho que era muito pequena pra lembrar, mas é bem a cara da minha mãe mesmo! Adorei Fefe. ;)

    ResponderExcluir