terça-feira, 22 de março de 2011

AQUELAS FIGURINHAS DO AUTÓGRAFO

A primeira vez que eu lembro de ter ouvido Legião Urbana foi ali no Bom-Fim, no Bar Escaler, meados dos anos 80. Acho que estávamos eu, Jair, Vinicius, Ricardo e Danilo, talvez mais alguém, talvez menos um... Paramos ali pra tomar uma cerveja, matar tempo pra ir ao cinema ou qualquer outra festa. Quando resolvemos sair dali, uma frase saída das caixas de som do bar nos impediu: “Não vá embora, fique um pouco mais...” Era um tal de Renato Russo implorando nossa presença. Nos olhamos, demos uma risada e sentamos pra tomar mais uma cerveja. E acabamos ouvindo todo o LP. LP, sim! De vinil. Estou falando dos anos 80.

No dia 02 de julho de 1988 eles fariam o primeiro show em Porto Alegre, no Gigantinho. Ingressos comprados. Agora não tinha volta, tínhamos que ir.

É claro que no dia do show já sabíamos todas as músicas do disco de cor e salteado. Talvez “Geração Coca-Cola” fosse nosso hino informal. Sem o Google era difícil pesquisar o que era Baader Meinhoff mas a música simplesmente mexia comigo, mexia conosco, mexia com o Brasil inteiro, enfim...

Não lembro com detalhes do show... mas lembro que não parei de cantar, pular dançar em nenhum minuto... Tá... quando tocaram “Por Enquanto” o ginásio deu uma acalmada e foi quando percebemos que o show tava terminando e tínhamos que ir “de volta pra casa”.

Estávamos na Brasília marrom do Danilo, aliás, uma Brasília guerreira que protagonizou muitas histórias da galera. Estacionamento lotado, estomago roncando. Resolvemos comer alguma coisa e esperar aquela horda deixar o Gigantinho e pegar o carro quando o estacionamento estivesse mais vazio. Não tínhamos pressa.

Comemos não lembro o que e nem sei onde mas foi ali nos arredores do Beira-Rio. Quando chegamos no estacionamento foi fácil localizar a Brasília marrom, e o trafego na avenida Padre Cacique tava bem mais tranqüilo. Tanto que na primeira sinaleira que pegamos fechada, um ônibus azul com o logotipo da promotora de eventos que havia trazido a Legião Urbana pra Porto Alegre, parou do nosso lado. Ricardo se deu conta e conseguiu por trás de Danilo, que dirigia, sair pela janela e bater na janela do ônibus onde Renato Russo estava. O cara cumprimentou Ricardo, na boa. O sinal abriu e não tivemos escolha se não seguir o ônibus.

O ônibus azul, com os cupidos da Opus, parou em frente ao Hotel Plaza São Rafael e nós estacionamos logo atrás.

Paramos na porta do hotel sem saber exatamente o que fazíamos ali... a equipe, os roadies e o resto da banda passaram por nós e mal cumprimentaram, mas Renato não. Renato parou e ficou conversando conosco o maior tempão. Perguntou o que achamos do show, se tínhamos o disco, perguntou da cidade, até que uma menina pediu um autógrafo. Ele prontamente assinou na agenda dela... E nós não tínhamos agenda, não tínhamos caderno, não tínhamos um bloquinho... Eis que Danilo tira uma nota de cem mil cruzeiros da carteira, aquela com a efígie do Juscelino e desenhos de Brasília, e entrega a Renato que diz:

- Este autógrafo vai sair caro!

O ingresso pro show deve ter custado entre sessenta e oitenta mil cruzeiros e valeu cada centavo, o lanche não faço nem idéia quanto custou mas o papo com o líder da banda do momento e o autógrafo numa nota de cem mil cruzeiros não tem preço.

Isso aconteceu realmente. Talvez eu tenha esquecido algum detalhe, talvez eu tenha colocado um detalhe a mais mas é um fato que as figurinhas do meu álbum nunca esquecerão. E ta aí a memorabilia pra confirmar o que eu digo.


4 comentários:

  1. Simples e Intenso, gostei muito.
    sempre bom relembrar os velhos e deliciosos momentos do passado. tenha uma boa noite.
    abração

    ResponderExcluir
  2. Legal velho.
    Sempre ouvi dizer que ele era desse jeito mesmo.
    Esse tipo de experiência não sai da lembrança, nem a emoção diminui quando a gente lembra.
    Parabéns!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  3. Pois é meu amigo Fernando, já faz um tempinho que tenho esta nota. Acho que ela realmente não tem preço.(em reais deve valer uns 0,00001...rsrs)
    Lembra que teve um menino de rua que pediu "Uns pila" e ele deu uma nota dessas?
    Abração:
    Danilo

    ResponderExcluir
  4. Nossa, como eu queria ter assistido algum show dele!! Amo amo amo Renato Russo!! S2

    ResponderExcluir